de €0,00
reservar

Aldeias de Xisto

Created with Sketch. Figueira, Sobreira Formosa, Proença-a-Nova
Não avaliado
Created with Sketch.

Duração

Created with Sketch.

Tipo de excursão

Tour diário

Created with Sketch.

Tamanho do grupo

Ilimitado

Created with Sketch.

línguas

___

Descrição

Junto ao forno comunitário da Figueira, o cheiro a pão quente espalha-se pelas estreitas ruas em volta. Na parede de xisto ao lado da porta do forno, mantém-se o sistema original de marcações em que as famílias selecionavam o dia em que queriam cozer o pão. O forno era o coração da aldeia e volta hoje a dinamizar o projeto de revitalização, em articulação com a rede das Aldeias do Xisto. Todas as semanas pão e broa frescos saem do forno para as prateleiras da Loja da Aldeia, onde podem ser encontrados outros produtos regionais. No piso superior da loja, o restaurante proporciona uma viagem pelos sabores tradicionais.

Com apenas três dezenas de moradores, a aldeia é o destino ideal para quem gosta da vida comunitária e de escavar memórias e tradições de outros tempos. A estrutura peculiar da Figueira ajuda a perceber a sua história, da qual o lobo é um dos protagonistas. A disposição das ruas – uma longitudinal e várias transversais – formava um conjunto de entradas, das quais ainda hoje subsistem vestígios. Durante a noite, as entradas eram fechadas com portas, de modo a que toda a população e os animais domésticos ficassem protegidos do ataque dos lobos.

Embora não estejam integradas na rede das Aldeias do Xisto, existem outras povoações igualmente com núcleos bem preservados. É o caso da aldeia de Oliveiras, junto à praia da Fróia, onde podem ser encontrados artesãos que trabalham ao vivo, e das aldeias de Cunqueiros e Pedreira.

Created with Sketch. Figueira, Sobreira Formosa, Proença-a-Nova

Comentários

0/5
Não avaliado
Baseado em 0 avaliação
Excelente
0
Muito bom
0
Média
0
Pobre
0
Terrivel
0
Mostrando 1 - 0 de 0 no total

Deixe um comentário

Created with Sketch.
Desde €0,00

Organizado por

admin

Membro desde 2019

Comentários 1

Outras sugestões

Receba atualizações e muito mais

Pensamentos pensativos na sua caixa de entrada

pt_PT
X