de €0,00
reservar

Museu Dr. Mário Bento

Created with Sketch. Estrada Nacional 233, 6090-385, Penamacor
Não avaliado
Created with Sketch.

Duração

Created with Sketch.

Tipo de excursão

Tour diário

Created with Sketch.

Tamanho do grupo

Ilimitado

Created with Sketch.

línguas

___

Descrição

O Museu Dr. Mário Pires Bento ocupa o antigo lagar da família Cameira, após adaptação e ampliação do edifício para este novo fim pela Câmara Municipal de Penamacor. O museu guarda, e exibe selectivamente, a colecção arqueológica e etnográfica doada pelo patrono do museu, e mostra o equipamento e mobiliário industriais do lagar. A este acervo nuclear juntam-se outras peças que, entretanto, foram oferecidas por outros dadores.
O primeiro piso recebe a portaria do museu e uma zona de repouso com um pequeno bar, assim como os sanitários. Ainda neste piso, encontra-se um depósito de materiais arqueológicos. Na restante área encontra-se o lagar propriamente dito. Este complexo industrial foi construído no início da década de 40 do século XX, tendo sofrido várias reformas até à sua desactivação na década de 80.

Do lagar conservam-se bem todos os seus espaços funcionais e respectivos equipamentos mecânicos. Está dividido em três sectores. O primeiro é constituído pela zona das tulhas para armazenagem e pesagem da azeitona, hoje apenas marcadas no pavimento, a zona da lavagem e a zona da moagem. Noutra sala, em pavimento sobrelevado, os geradores e motores compartilham o espaço com a termo-batedeira onde a azeitona triturada era bem envolvida e aquecida e transportada em vagonetes, circulando em carris, para as prensas hidráulicas. Por fim, na zona mais baixa desta sala as prensas espremiam a massa, obtendo uma mistura de óleo e de águas vegetativas. Esta era recolhida em tanques onde por gravidade, ou conduzidas a uma centrifugadora, o azeite era separado dos líquidos.
O segundo piso é constituído por uma área de trabalho e uma pequena reserva museológica. A restante área constitui uma ampla zona expositiva, agora ocupada com a exposição inaugural do museu: A colecção de Mário Pires Bento. Do gosto de coleccionar à preservação do património cultural. Mostra selectiva e encenada. Esta está organizada em três núcleos:

  • Exposições 1 e 2 – Etnografia: o pão e o vinho;
  • Exposição 3 – Arqueologia: a presença romana no território da freguesia da Meimoa.

 

 

Created with Sketch. Estrada Nacional 233, 6090-385, Penamacor

Comentários

0/5
Não avaliado
Baseado em 0 avaliação
Excelente
0
Muito bom
0
Média
0
Pobre
0
Terrivel
0
Mostrando 1 - 0 de 0 no total

Deixe um comentário

Created with Sketch.
Desde €0,00

Organizado por

admin

Membro desde 2019

Comentários 2219

Outras sugestões

Receba atualizações e muito mais

Pensamentos pensativos na sua caixa de entrada

pt_PT
X