de €0,00
reservar

Museu Municipal de Penamacor

Created with Sketch. Penamacor
Não avaliado
Created with Sketch.

Duração

Created with Sketch.

Tipo de excursão

Tour diário

Created with Sketch.

Tamanho do grupo

Ilimitado

Created with Sketch.

línguas

___

Descrição

Criado em 1949 por iniciativa da Câmara Municipal, o Museu de Penamacor viria a ser instalado no antigo edifício da Domus Municipalis, sob o impulso de Mário Pires Bento, estudioso e investigador do passado local. Efectivamente, tratava-se mais da preocupação de salvaguardar património do que cumprir qualquer quesito ou programa museológico.

Após largo período de estagnação e indefinição, o processo ganharia novo impulso quando Aristides Galhardo Mota foi encarregado de reestruturar o Museu, em 1982, procedendo de imediato à inventariação e limpeza do acervo e, mais tarde, à mudança para as instalações do ex-quartel militar, onde ainda permanece nos moldes então delineados. No presente, assiste-se a uma forte intenção, por parte da Câmara Municipal, de reorganização do espaço e das colecções, ditada pelas novas exigências resultantes do integral cumprimento das funções museológicas.
Para além do valioso espólio arqueológico e de alguns notáveis apontamentos de arte sacra, o visitante pode, ainda, admirar colecções tão díspares e surpreendentes como a de numismática, alfaias e apetrechos agrícolas, utensilagem e ferramentas de ofícios, e uma interessante mostra de exemplares embalsamados da fauna local, onde não falta o lince ibérico.
O lince ibérico é, como se sabe, uma espécie ameaçada de extinção, motivo que presidiu à criação da Reserva Natural da Serra da Malcata, seu habitat natural. O exemplar que se encontra exposto foi involuntariamente atropelado na estrada, nas imediações da Reserva, e trazido para a Vila pelo condutor, ignorando de que espécie de animal se tratava. Após os normais esclarecimentos, foi doado ao Museu que providenciou o embalsamento.

Exposição “Quadros da Fauna Local”
A exposição de carácter permanente “Quadros da Fauna Local”, abriu  ao público em Junho de 2010 e  passou a constituir mais um motivo de interesse para quem visita o concelho de Penamacor e o Museu Municipal em particular. Visando potenciar um conjunto de numerosos espécimes taxidermizados pré-existente, a mostra procura, por um lado, reforçar a atractividade do próprio museu, conjugando a força daqueles elementos com enquadramentos cenográficos apelativos, e, por outro, chamar a atenção para o grave problema da regressão da biodiversidade, no confronto com animais outrora comuns no nosso meio, hoje em risco de desaparecerem ou mesmo já desaparecidos, como são os casos do lince e do lobo. A exposição, que ocupa uma das salas do museu, beneficia da atmosfera entretanto criada com recurso a vários dispositivos cénicos, designadamente uma árvore (azinheira) que se eleva à altura de quatro metros, iluminação dirigida e a dioramas que conjugam pintura e elementos naturais, de modo a reproduzir os habitats reais das espécies aí representadas.

 

Created with Sketch. Penamacor

Comentários

0/5
Não avaliado
Baseado em 0 avaliação
Excelente
0
Muito bom
0
Média
0
Pobre
0
Terrivel
0
Mostrando 1 - 0 de 0 no total

Deixe um comentário

Created with Sketch.
Desde €0,00

Organizado por

admin

Membro desde 2019

Comentários 2

Outras sugestões

Receba atualizações e muito mais

Pensamentos pensativos na sua caixa de entrada

pt_PT
X