Aldeia de Xisto Figueira
Descrição
Junto ao forno comunitário da Figueira, o cheiro a pão quente espalha-se pelas estreitas ruas em volta. Na parede de xisto ao lado da porta do forno, mantém-se o sistema original de marcações em que as famílias selecionavam o dia em que queriam cozer o pão. O forno era o coração da aldeia e volta hoje a dinamizar o projeto de revitalização, em articulação com a rede das Aldeias do Xisto. Todas as semanas pão e broa frescos saem do forno para as prateleiras da Loja da Aldeia, onde podem ser encontrados outros produtos regionais. No piso superior da loja, o restaurante proporciona uma viagem pelos sabores tradicionais.
Com apenas três dezenas de moradores, a aldeia é o destino ideal para quem gosta da vida comunitária e de escavar memórias e tradições de outros tempos. A estrutura peculiar da Figueira ajuda a perceber a sua história, da qual o lobo é um dos protagonistas. A disposição das ruas – uma longitudinal e várias transversais – formava um conjunto de entradas, das quais ainda hoje subsistem vestígios. Durante a noite, as entradas eram fechadas com portas, de modo a que toda a população e os animais domésticos ficassem protegidos do ataque dos lobos.
Embora não estejam integradas na rede das Aldeias do Xisto, existem outras povoações igualmente com núcleos bem preservados. É o caso da aldeia de Oliveiras, junto à praia da Fróia, onde podem ser encontrados artesãos que trabalham ao vivo, e das aldeias de Cunqueiros e Pedreira.
Informações
home
Figueira, Sobreira Formosa, Proença-a-Nova
map
Ver direções